Uma dos grandes feitos que o ex-presidente Lula concretizou, embora a idéia não tenha sido dele, e que nenhum outro presidente teve a coragem de fazer, foi o Bolsa Família. Tirando a corrupção de lado, a idéia surpreendeu o mundo. Vários países mandaram funcionários para aprender a fazer isso com o Brasil. O país viveu um período de orgulho e crescimento, com gente saindo da favela. Nas vésperas da Copa do Mundo, fomos surpreendidos com o fato de que as pessoas saem da favela mas levam a favela com elas. A escola, sem a educação familiar, não funciona. A Bolsa Família deveria ter sido modificada para incluir a educação dos membros da família, mas algo poderoso tomou conta dessas famílias: a Bala, o Boi, a Bíblia e a Burrice. Sem entender o que é futuro e educação, eles saíram às ruas em protestos cegos como ovelhas seguem outras para o precipício.
A Copa foi um sucesso. Aí chegou a corrupção e gente com emprego bom se alistou no Bolsa para roubar a nação, achando que isso não é roubo. A corrupção vem do povo. Voltamos ao subdesenvolvimento, com a bênção de ¨Jesus¨, da bala e do boi. Vamos para a rua em protesto porque alguém convida pela internet, sem questionar quem é quem e deixamos para trás toneladas de lixo nas ruas. A cada eleição engordamos as bancadas do BBB, cujo valor social em comum é ganhar dinheiro em cima de idiotas.
Tudo aquilo que lutamos na época das Diretas Já foi jogado no lixo. Somos cada vez mais subdesenvolvidos e temos que lidar com os pessimistas, autodestrutivos e a bala, o boi, a Bíblia e a Burrice, ignorando a experiência anterior de que nenhum dos ¨B¨ vale a pena.
Vamos agora para aquela cena do filme Gladiador. Ele, o gladiador, cuja profissão é matar gente, volta para casa e encontra a mulher e o filho mortos. A cena é longa, com música de fundo, e a plateia é convencida de que ele tem que matar mais gente… As bilheterias estão abertas, vamos despejar o dízimo… e protestar depois.
A América Latina celebrou recentemente um milionário acordo econômico com os EUA e os países asiáticos e o Brasil ficou de fora. Por que? Por que ninguém quer investir em um país onde seu povo cuspe no prato que come, fala mal de quem cozinhou a comida e não quer pagar a conta.