Por José Joacir dos Santos, jornalista
Profecias são previsões e essas podem mudar de acordo com o rumo dos ventos porque a vida na terra é impermanente. Só os tolos pensam que vivem para sempre, que serão jovens para sempre, que podem iludir a humanidade para sempre. Não é bem assim. As profecias sempre existiram, mesmo antes da Bíblia, porque elas fazem parte da humanidade. Do Egito antigo à Macedônia antes do nascimento de Jesus, sempre houve profetas e profecias. Muitos profetas pereceram com suas esquizofrenias e muitas profecias ficaram apenas nos papiros. O dom de profetizar não se adquire em igrejas nem em supermercados. Como todas as formas de mediunidade, que não dependem de religião, profecia é mais um dom que o universo concede ou não.
Nos dez últimos anos, o Brasil foi inundado por seitas que se autodenominam cristãs. Nada seria estranho se elas não tivessem rebaixado o conhecimento, o estudo bíblico, e se banalizado com a suposta venda de salvação. Quem acredita em um pastor que nunca estudou teologia e apenas decora textos? Desesperados por dinheiro, houve até quem chutasse imagens também cristãs, apenas de uma denominação diferenciada do cristianismo, pregando a falsa premissa de que estátuas são heresias. Será que Jesus aprovaria a venda escandalosa de salvação, onde pessoas desesperadas trocam a cresça de seus ancestrais por uma teatralização de salvação em um templo de mármore? Em se falando de espiritualidade, quem teria o poder de salvar alguém na face da terra? Só as famosas “boiadas” pensam que têm.
Embora saiba que as religiões/seitas cristãs no Brasil emperraram no tempo, algumas delas presas à crucificação de Jesus como se fosse um ato libertador em vez de ser um ato criminoso, compreendo que há pessoas que necessitam ser consoladas como pequenas crianças que precisam de doces e chocolates. E há “mercado” para isso em nosso país. Aproveitadores da ignorância humana sabem tirar vantagens de tal ingenuidade coletiva. Pastores ficam cada vez mais ricos. Não se sabe ao certa quantas propriedades foram adquiridas por eles pelo país afora, mas se sabe que é uma quantidade monstruosa, onde o governo faz vista grossa até com a coleta de impostos. Qual é a diferença desse comportamento comercial para o que houve com a Igreja Católica no passado?
Felizes pela liberdade de fazer o que quiserem, ainda mais com a ascensão ao poder de governo simpatizante a eles, capaz de usar leis federais para favorecer o rebanho, o “negócio evangélico” enriqueceu tanto que ultrapassou fronteiras. Em Angola, a situação ficou tão escancarada que o assunto já chegou aos tribunais do país. Em 15/08/2020, o conceituado jornal alemão DW, publicou matéria onde diz que o procurador-geral do país, Álvaro da Silva João, decidiu interditar os templos da Igreja Universal do Bispo Macedo, pois “há indícios suficientes da prática de crimes como associação criminosa, fraude fiscal, exportação ilícita de capitais, quebra de confiança e outros atos ilegais”[1]. Nos grandes jornais brasileiros não se ver nenhuma linha sobre o assunto. Parece que o jornalismo está comprometido com igrejas. Quem consegue contar quantos canais de televisão evangélicos existe na tv pública do país? Isso não seria um problema se a missão daqueles canais não fosse apenas ideológica e comercial, de baixa qualidade. São uma negação à cultura brasileira.
Tudo pareceria sinais do tempo se o tempo não tivesse atuado por si mesmo e trazido uma coisa chamada Covid-19. Há inúmeras evidências de que essa praga esteja entre as inúmeras profecias daqueles que professam em nome do bem. Existem as profecias da turma do outro lado da luz, que só desejam o caos para o Planeta? Sim, quem consegue enxergar pode ver isso com clareza até nos jornais noturnos da televisão. Quem não consegue enxergar se apressa para dizer que a pandemia do Covid-19 é apenas uma gripezinha, que vai passar. Acontece que o país registrou mais de 107 mil mortes até 16/08/2020. Quando a gripezinha vai passar? Que gripezinha é essa? A grande realidade é que esse vírus veio para todos os países do mundo, para todo tipo de pessoa, sem discriminação, e isso colocou por terra um alvo muito fácil: os pastores evangélicos que prometiam milagres e curas, além de salvação após o cheque recebido. Só fica preso às declarações de gripezinha quem pertencer à boiada dos desmiolados e parece que ela está em ascensão.
A pior cegueira é a falta de inteligência, a incapacidade de ver e enxergar. A grande surpresa para quem acreditava que o Brasil era um país de pessoas tolerantes, abertas, beneficiadas pela miscigenação, foi ter que encarar a triste realidade de que basta 600,00 reais para calar milhares de brasileiros. Sim, depois do segundo depósito, o povo mudou de opinião sobre a irresponsabilidade de alguns governantes diante das providências não tomadas a tempo para evitar o genocídio causado com a ajuda do Covid-19. Que tipo de gente não se arrepia com mais de cem mil mortos? E pensar que o decreto do “benefício” dos 600 reais foi criado pelos partidos de esquerda…
Quem tinha dúvidas de que o povo que derrubou a presidenta Dilma foi o mesmo que aplaudiu a bolsa família do presidente Lula, agora não tem mais de que duvidar. No início de julho havia protestos e choro por todos os lados de pessoas lamentando ter perdido o emprego. No início de agosto, o efeito dos 600,00 reais aparece nas pesquisas de apoio ao mesmo presidente que negou a pandemia e fez de tudo para o povo usar medicamento não recomendado por autoridades do mundo inteiro. O bom disso é que está tudo registrado nos jornais, nos livros, nos testemunhos presenciais inegáveis. O povo vira boiada de acordo com o movimento do vento e esquece tudo o que ocorreu anteriormente, não interessa qual é o vaqueiro que está gritando. Parece que o cérebro de muita gente ainda continua no estômago e o egoísmo é a bandeira que defende suas lutas, em nome de deus… 16/08/2020.
[1] https://www.dw.com/pt-br/angola-manda-fechar-templos-da-igreja-universal-no-pa%C3%ADs/a-54583612