Por José Joacir dos Santos, Mestre Reiki
Os falsos mestres de Reiki esperneiam, xingam e ameaçam quando são flagrados na internet, nos anúncios de falsos cursos e nas redes sociais. Mas tem uma coisa que eles não podem evitar: seus alunos adoecem e são rejeitados pelas pessoas nos centros de atendimento. A Associação fez um teste: colocou três reikianos iniciados presencialmente e três que pagaram por falsas iniciações à distância. Mandou 20 pessoas, que nada sabiam, escolher com quem desejavam ser atendidas com Reiki. De 20 pessoas. Advinha quem não foi escolhido por 17 pessoas? Exatamente as três pessoas que não tinham sido iniciadas presencialmente por um Mestre Reiki – tinham comprado iniciações à distância.
Sabíamos quem eram as pessoas porque elas tinham confessado ter comprado as falsas iniciações à distância e nos procuraram porque estavam doentes: fracas, com cansaço, olheiras, sonhos estranhos. As mãos não esquentavam involuntariamente como acontece com reikianos iniciados presencialmente. Mas as 20 pessoas não sabiam. Já sabíamos que isso acontecia porque vários mestres que trabalham em hospitais já tinham recebido queixas de clientes sobre tais e tais pessoas e elas não eram reikianas. Mestres do país inteiro já tinham detectado a mesma coisa.
É surpreendente ver que alguns famosos mestres defendem esse disparato. Há até vídeo de alguém que teve a coragem de publicar um vídeo em que diz iniciar um pessoa por vídeo conferência. Isso é muito vergonhoso. Sem o toque pessoal no aluno, pelo Mestre, a iniciação não acontece. E se a pessoa que não é mestre que tentar fazer uma iniciação presencial também não vai acontecer. Ninguém consegue corromper os princípios fundamentais do Reiki.
Sabemos que existem pessoas que, por falta de educação básica, ignorância e por quererem tirar vantagem de tudo na vida, compram até coisas roubadas. Infelizmente não podemos fazer nada por elas.
Se você se deparar com um site de alguém oferecendo técnicas terapeutas e entre elas se encontrar o oferecimento de iniciação e curso de Reiki à distância, tudo o mais que ela oferece pode ser falso também. Cabe a você investigar. Afinal de contas, se você comprar um produto falso é você quem vai ter os prejuízos. E os prejuízos espirituais obtidos com falsas iniciações são grandes, tanto para quem compra como para quem vende.
Daquelas três pessoas que escolheram os falsos terapeutas de Reiki, todas tinham os seguintes problemas em comum: viviam no passado ou no futuro; não tinham um projeto de vida; já tinham comprado produtos sem verificar a origem; Todas tinham autoestima baixa; uma delas era viciada em maconha. Os falsos mestres que venderam os certificados falsos também tinham coisas em comum: tinham linhagens falsificadas; não tinham formação nas outras terapias que ofereciam; todos ofereciam cursos por EAD.