Por José Joacir dos Santos
Durante muitos anos lutei contra cólicas abdominais, diarréias, gases, náuseas e inchaço na barriga sem causa aparente. Gastei muito tempo, dinheiro e consultas médicas sem resultados, talvez pela falta de interesse médico em diagnosticar as possíveis causas. Fiz minhas próprias dietas e tentativas de equilibrio com outras práticas, as crises passavam mas voltavam. Até que um médico já idoso e aposentado se interessou em investigar e achou o problema: intolerância à lactose, que é um tipo de açúcar que se encontra no leite e demais produtos lácteos e numa quantidade imensa de produtos, até remédios.
Essa intolerância é causada pela incapacidade do intestino em produzir a quantidade necessária e suficiente da enzima da lactose para a própria defesa. Essa incapacidade pode atingir crianças e adultos, em qualquer idade. Segundo as estatísticas norte-americana, naquele país tem cerca de 30 milhões de pessoas sofrendo desse mal e a grande maioria não sabe. A lactose dificulta a digestão de quem é deficiente na enzima.
Quando os médicos me falavam que o intestino preso e a dificuldade de digestão eram de ordem emocional eu ficava meio cabreiro, e odiava essa filosofía da medicina alopática de que todos somos iguais. Sabia que em algumas pessoas a questão emocional pode afetar o sistema digestivo, mas no meu caso isso não batia e eu me questionava frequentemente querendo saber se o meu emocional me traía ou mentia.
Os síntomas se apresentam mais ou menos trinta minutos depois da ingestão de alimentos lácteos, líquidos ou sólidos, como queijos, mortalelas, enlatados, pães e massas, molhos e coberturas, sorvetes, doces, remédios e uma infinidade de produtos que a gente jamais imaginaria conter essa ensima. Já desconfiava do leite e havia deixado de consumi-lo há muito tempo, inclusive porque esse produto ajuda a envelhecer. Mas, nunca tinha percebido a reação depois da ingestão de queijos e iogurte porque você jamais vai suspeitar deles, não é?
O exame para detectar essa deficiência do intestino é chato, como todo exame, mas eu nunca ofereci resistência quanto o objetivo é melhorar minha vida. No mesmo dia em que o médico confirmou a suspeita, passei a tomar comprimidos de Lactaid, importados dos EUA, e o milagre aconteceu. Nos días seguintes sentí grande alívio. Fui à geladeira e fiz uma limpeza total e radical de tudo o que continha lactose. O segundo passo feliz foi descubrir que os supermercados já vendem inúmeros produtos sem lactose, inclusive queijo, iogurte e embutidos, sem que você sinta a diferença no sabor. É com prazer que passei a ler mais as informações de tudo o que entra no meu carrinho de supermercado. Os produtos lácteos são uma excelente fonte de cálcio, que precisamos, mas há outras maneiras de obter esse suplemento, na ingestão de brócolis, sardinhas, salmão, camarão. jjoacir@gmail.com