Por José Joacir dos Santos, psicoterapeuta
Uma coisa que inquieta muito é ver prefeitos, governadores e até autoridades federais da Saúde aparecerem nas entrevistas anunciando que estão abrindo novos leitos na UTI, esperando que a nação inteira acredite que eles estão fazendo alguma coisa para combater a pandemia da Covid-19. E muita gente acredita que leito na UTI é sinônimo de salvação, de sobrevivência, de garantia de vida. Erros como esse foram cometidos por autoridades sanitárias brasileiras desde dezembro de 2019 e parte da população parece estar contente com isso. Promover a abertura de leitos, achando que estão combatendo a pandemia, é como construir mais cadeias pensando em combater a criminalidade. Que mentalidade estúpida é essa?
A mensagem sublimar de tais declarações fez com que muitos indivíduos, de caráter fraco, se entregassem às aglomerações e contribuissem para o alarmante número de óbitos que se chegou até março de 2021 e, ao que tudo indica, vai se perpetuar no país até que o governo federal entenda que vacinas combatem doenças e pandemias. Ao que parece, nenhum deles está achando que é culpado pelas mortes, inclusive de parentes mais velhos. Se houver uma eleição hoje no país, todos os negacionistas serão eleitos porque o povo não consegue pensar nem guardar a memória do passado.
Sim, há muitos culpados, mas não cabe aqui apontar com o dedo. Este assunto vai vir à-tona algum dia. A história não dorme. Eles mesmos se apontarão porque o universo é atento a cada indivíduo vivente no planeta nesta momento. Todos aqueles que intencionalmente ou por pura irresponsabilidade facilitaram, promoveram, negaram, elogiaram e criaram aglomerações não têm como se esconder da roda do Carma. A lei do retorno não é um castigo de deus. É a outra parte do contrato, que aquelas pessoas, pousando de inocentes, acham que não existe. Mas a teoria dos achados é sempre oca. Em muitos casos, nem a morte de parentes próximos convenceu que a Covid-19 existe e mata. Comerciantes terão a sua parcela extra, especialmente aqueles que fizeram campanhas políticas para abrir os mercados no auge da contaminação do Coronavirus.
Sim, é vergonhoso ver uma nação lotada de indivíduos irresponsáveis e de caráter fraco, doentio, contrário a tudo que beneficia o povo.