Dia histórico. O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União de hoje, 13 de janeiro de 2017, portaria que inclui a Terapia Reiki no Sistema Único de Saúde – SUS. É um dia muito esperado por toda a comunidade de Reiki do País e é um grande impulso para a comunidade Latino-Americana. Isso gera uma grande responsabilidade que todos os reikianos iniciados presencialmente e por mestres credenciados estarão completamente à vontade para trabalhar. A mesma portaria também inclui outras terapias tais como: musicoterapia, naturopatia, quiropraxia, tratamento osteopático. O Ministério do Trabalho também já incorporou a nova profissão (nova para eles!).
Recentemente também foram incluidas as seguintes Práticas Integrativas de Saúde: terapia floral, ioga, massoterapia, outras práticas da Medicina Tradicional Chinesa com auriculoterapia, etc.
Diante disso, os governos estaduais e municipais deverão trabalhar para implementar essas práticas nos estados e municípios e o primeiro caminho é publicar portaria nos diários oficiais de cada estado da mesma forma que o Governo Federal o fez. Isso dá um grande impulso às associações de classe, com a AMETEREIKI, porque os governos estaduais e musicipais só fornecerão alvará a quem for associado.
AS PREFEITURAS NÃO FORNECEM ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO AO REIKIANO, MESTRE OU TERAPEUTA, QUE NÃO FOR FILIADO A UMA ENTIDADE DA CLASSE DE MESTRE E TERAPEUTA REIKI, COMO ESTA ASSOCIAÇÃO.
REIKIANOS NÃO PRECISAM SE SINDICALIZAR. SINDICATO E ASSOCIAÇÃO SÃO ENTIDADES DISTINTAS. O REIKIANO SÓ PRECISA SE FILIAR A UMA ENTIDADE DA SUA CLASSE, NÃO A UM SINDICATO GENERALIZADO.