É fácil tratar o excessos de açúcar no sangue e a pressão alta. Os supermercados exibem produtos sem açúcar e e sal sem sodium, mas ainda são poucos. As vezes escrevo para os fabricantes reclamando mas a gente não recebe resposta. Falta esforço do Ministério da Saúde neste sentido. Até frango congelado está cheio de sal para ficar mais pesado e o produtor ficar mais rico às custas das doenças dos outros porque sal e açúcar em excesso matam antes do tempo.
Se você passar a ler as embalagens de tudo o que compra, vai se assustar com as quantidades de sódium e açúcar para pegar o consumidor desavisado pelo sabor aparentemente sadio. Não compre nada que fica no meio do supermercados, cheios de ofertas – está tudo contaminado!
A gente foi educado a pensar que mel substitui o açúcar sem efeitos colaterais mas isso não está provado. Os mexicanos estão ficando ricos com um produto que tem açúcar mas não prejudica tanto: é o açúcar feito de agave. Recentemente passei por um excesso de açúcar e pressão alta mas não me acomodei. Cortei tudo que era doce e salgado da minha dieta e os índices voltaram ao normal em dois meses. Acrescentei à dieta mais frutas e vegetais. Sim, comi frango e peixe sem sal.
De início é como comer nada, a gente acha que não tem sabor algum. Aos poucos o seu organismo vai apreciando mais e chega a um ponto em que você pergunta: por que as pessoas comem sal e açúcar se o saber natural das coisa é dez vezes melhor? Hoje só sinto sabor no café sem açúcar.
Frutas já contém açúcar necessário ao organismo e não é prejudicial. Se quiser testar o quanto as pessoas são viciadas em açúcar e sal faça um teste nas refeições de sua casa. Vai ser uma choradeira geral, talvez um panelaço. Crianças precisam desses dois produtos, mas o problema é que em tudo que se compra há excesso dos dois. A obesidade infantil está às vistas.
Pessoas muito carentes de afeto e depressivas têm necessidade de açúcar, que é um produto depressivo e vicia. Viciados em cocaína viram formigas por coisas doces por um tempo, como se fosse o corpo pedindo socorro, mas com o aprofundamento do vício os órgãos começam a não pedir mais socorro.
Sal é conservante para muita coisa, mas a vida mudou e hoje ninguém vive no campo — já existe geladeira. Mestres da cozinha já ensinam a fazer um bife acebolado, com muito alho e alecrim, sem um pingo de sal! Quem disse que peixe precisa de sal? Sim, sal pode ser substituído por ervas com alecrim, gengibre, pimentão. Mas, como adoro as ervas medicinais, não posso esconder que tomo chás poderosos: para controlar a açúcar, o chá é uma mistura das seguintes ervas, difíceis de encontrar no Brasil: Dong Quai, Peony (Paeonia suffruticosa) cravo da Índia, folha de caqui, tudo junto, macerado.
Para a pressão alta, Uncaria (Uncaria tomentosa), Holly (Ilex aquifolium), Loranthus Mulberry Mistletoe (sang ji sheng), Crisanteno (Chrysanthemum) e Epimedium (Rowdy Lamb Herb, Barrenwort, Bishop’s Hat, Fairy Wings, Horny Goat Weed, or Yin Yang Huo) todas elas da fitoterapia chinesa. Se você não for fitoterapeuta como eu, humm, que peninha!
Por José Joacir dos Santos – jjoacir@gmail.com